Blue Bus

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A Crise e o Varejo

Tenho ficado mais preocupado com a tão falada "Crise" quando leio os jornais do que quando tenho acesso a alguma pesquisa de avaliação de resultados do varejo ou converso com comerciantes e empresários da região.

Digo isso porque vejo manchetes nos jornais falarem sobre "Abalo Global", "Crise Mundial" e ao mesmo tempo tenho visto algumas pesquisas, indicadores e opiniões apontando para o crescimento em alguns segmentos de mercado e de consumo. Excesso de otimismo? Não.

Na verdade é que, realmente para alguns setores toda essa enxurrada de acontecimentos só vai se mostrar um problema daqui a algum tempo e se o ciclo de circulação de capital parar.

O que? Gritou alguém no fundo sala...Eu explico.

Para alguns consumidores e segmentos do mercado toda essa turbulência pode se mostrar somente quando tivermos uma redução na oferta de crédito que pode ser notada pelo aumento das taxas de juros. Esse fato já pode ser constatado em alguma lojas e bancos. Neste fim de ano pode ficar um pouco mais salgado pegar dinheiro emprestado, parcelar as compras no cartão de crédito ou utilizar o especial da conta bancária. Alguns vão notar também que alguns eletroeletrônicos vão ficar mais caros em função do aumento do dólar. Que hoje por exemplo bateu a casa dos R$ 2,36.

É para se desesperar? Claro que não. O comércio precisa criar algumas maneiras de atrair a atenção de seus clientes com promoções e ofertas e se possível (e sempre é) descontos nas compras a vista. O consumidor por outro lado deve pesquisar mais, dar preferência a artigos nacionais que sofrem menos com as alterações do dólar e pechinchar. Ou seja, nada que já não vinhamos fazendo a algum tempo.

Nenhum comentário: